sábado, 19 de março de 2016

Book Haul de Fevereiro (Com resenhas)

Pois então gente, as férias já se foram e a correria voltou. Vida de professora é fogo! Acontece que por conta dessa correria, em fevereiro eu li apenas dois livros, mas fiquei super satisfeita com eles. Vamos dar uma conferida?


O primeiro livro lido foi A menina que não sabia ler 2, John Harding. 

Editora: LeYa
Páginas: 288
1ª edição em 2014. 

A capa ao lado peguei no site da Editora LeYa, pois o meu livro está emprestado e acabei não tirando foto dele.


Sinopse:
Depois de viver presa num mundo obscuro, assustador e sem palavras em A menina que não sabia ler, a pequena Florence viverá uma nova e misteriosa aventura onde nada é realmente o que aparenta ser e todos podem se tornar inimigos em potencial. Mas onde ela encontrará uma saída? Um aliado? O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor: uma ilha que funciona como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira em quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, o "tratamento moral", é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra do próprio nome, fala de modo estranho e não consegue saber quando e como chegou àquele lugar. Por que afinal ela desperta tanto a curiosidade do médico? Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosas (e assombradas) percorrendo misteriosamente os corredores da clínica durante a noite, as vidas de Florence e John Shepherd estarão mais ligadas do que podemos imaginar... Arrisque-se e tente achar uma saída no labirinto claustrofóbico criado em A menina que não sabia ler vol. 2.



Resenha: 
O título original desse livro é The girl who couldn't read, o fez que muito mais sentido quando eu o li. Para que não sabe, palavra "could", do inglês, pode ser utilizada como o passado do verbo can (que pode significar saber/poder, em relação a habilidades). No caso desse título, acompanhado do "not", indica que uma frase negativa. O importante aqui é observar que a personagem principal não "sabia" ler, e sim "não podia", conforme acreditamos quando lemos o título em português. Isso também é reforçado no desenrolar da história. 

Todo o enredo se inicia quando o suposto Dr. John Shepherd envia seu currículo para trabalhar em um clinica psiquiátrica para mulheres, em que o tratamento é base de métodos tradicionais e inumanos. O Dr Shepherd, assustado com o tratamento que as pacientes recebem, decide propor ao diretor da clínica um tratamento experimental, chamado de "Tratamento Moral" a uma das pacientes. O diretor, apesar de desacreditar nessa nova forma de cuidar das internas, uma vez que ele tem motivos concretos para tal, permite que o mais novo médico escolha uma paciente e inicie o tratamento, que terá um prazo para ser finalizado. Acontece, que essa paciente é nada mais nada menos que a jovem Florence do A menina que não saber ler (1), já com 16 anos. Sem se lembrar de sua vida antes da sua chegada a clinica, nem mesmo de seu próprio nome,  Florence é agora chamada de Jane Pomba e apresenta características de uma mulher confusa e misteriosa. O mais interessante em relação a ela, é a mesma alegar que é "impermitida de ler", isso mesmo "impermitida".  A Jane Pomba tem uma mania de usar verbos ao contrário e até mesmo de transformar adjetivos e substantivos em verbos, que o que muito chama a atenção de Shepherd. 

Enquanto o tratamento da Jane vai acontecendo, Shepherd se envolve em diversos problemas e todos são causados pelo simples fato ele não ser quem diz ser. Quem seria esse homem, que acredita no Tratamento Moral, mas que na verdade não é médico coisa nenhuma? O que acontece com uma linda jovem que pensa que irá encontrar o verdadeiro Dr Shepherd na  mencionada clínica? E porque o diretor é tão resistente em relação ao Tratamento Moral?

Jane, em determinado momento afirma estar inventando uma história de uma suposta família que ela teria. Essa invenção, foi acordada entre e ela e o Shepherd para que ambos possam sair daquele lugar. Acontece que a história contada por ela, é na verdade, trechos do livro anterior, e e exatamente aí onde notamos que a Jane é a Florence. O final é surpreendente. Só é possível compreender a história chegando até o fim e sendo bem atencioso aos detalhes, que são muitos. Teria a Jane/Florence realmente esquecido suas origens? Quem é esse homem que tentou ajudar a moça? Queria mesmo ajuda-la ou ajudar a ele mesmo?

Um livro de suspense, que aborda um sanatório para mulheres que são tratadas de forma triste e cruel. Suas páginas gélidas deixam o leitor mais curioso a cada linha lida. O clima obscuro e assassinatos fazem parte de toda a magia dessa obra. 

Nota: Morri de dó da situação da Florence, que no livro anterior ainda era uma criança. Senti falta da presença do Gayles, ele foi apenas citado, mas não aparece como personagem, no entanto acredito que ele aparecerá em um livro 3, pois achei esse livro "interminado" como diria a Srt. Pomba, então deve estar vindo surpresas por ai. Gostei muito desse livro, que na verdade comecei a ler sem expectativas já que não gostei do primeiro  livro

 

O segundo livro lido foi Ailla e o Luferino,  dos escritores Rafaella Souza, Conthia Silva e Airton Júnior

Edição independente
Publicação: 1ª edição / 2014
Páginas: 145 em e-book


Bem gente, a forma que conheci esse livro foi bem curiosa: em um certo dia o Airton Júnior me chamou no direct do instagram com a proposta de ler seu livro. Achei a proposta bem interessante e decidi aceitar. A verdade é que achei o início do livro bem clichê e infantil, mas isso acaba em meados do capítulo 3, quando a história da uma hiper-reviravolta. Fiquei encantada com a loucura que a vida de Ailla se tornou. A narrativa é cativante e consegui ver esse livro em um filme distópico. Além do mais, o co autor Airton foi bastante atencioso e simpático, o que deu um pontapé inicial em minha leitura. Fiquei tão encantada que estou ansiosa pela publicação do livro 2, já que esse finalizou com um gostinho de quero mais.

Sinopse:
Quando Ailla, uma garota de 14 anos, descobre sua origem nada convecional seu mundo vira de cabeça para baixo. Uma missão lhe é entregue e de seu sucesso depende todo o universo, todos os mundos, inclusive o nosso. Ao lado de Natasha, sua melhor amiga, do jovem e misterioso empresário Weyne Wizzard e de Ven Hailer, seu fiel e inusitado protetor, ela embarca numa jornada de autoaceitação que pode custar a menina de longos cabelos ruivos, muito mais caro do que ela imagina. Esse é o livro de Estréia da série Ailla e o Luferino, uma obra inteligente criada para surpreender os leitores, levando-os a um universo inovador cheio de magia e suspense, feito para contagiar crianças, adolescentes e adultos!


Resenha:
Como quase toda adolescente, Ailla tem um urso de estimação, ao qual não ficava longe de forma alguma em suas noites de sono. Seu urso, chamado de Duas Cores pelo fato do mesmo ter um olho de uma cor, e o outro olho de outra, era motivo de chacota por parte de sua melhor amiga, a Natasha, que sempre ameaçava contar para todos da escola que Ailla ainda era apegada a um brinquedo. 

A jovem Ailla, que tinha uma vida considerada perfeita, com pais que a amavam, situação financeira estável, uma boa escola e uma ótima amiga, tem a sua vida alterada quando percebe que o Duas Cores tem desaparecido exatamente em momentos que acontecem acidentes na cidade em que mora e reaparecido quando e onde ela menos esperava. (Como  por exemplo, ele estar em cima da cama, do nada, quando já havia procurado lá antes). 

Mas isso, ainda não era nem o começo do que estava para acontecer. Quando Ailla escuta uma conversa estranha entre seus pais, sobre ela ser adotada, a vida da menina realmente vira de cabeça para baixo. Descobre que seu urso não era apenas um urso mas de tratava de um Luferino, chamado de Ven Hailer, que havia sido designado para cuidar dela, desde a sua infância. 

Ailla perde seus pais adotivos, de forma brutal, descobre fatos sobre sua família real, e descobre também que ela é uma Luminata, que vem de Berillian, e é a única que poderá salvar esse mundo daqueles que o desejam destruir. Ailla e a sua fiel escudeira Naty, com a ajuda de Ven e Weyne Wizzard, um jovem misterioso e famoso em nosso mundo - e também no outro -  estarão juntos para lutar nessa batalha.

Um livro com muita magia, que não enrola o leitor, mas o prende, o que é totalmente diferente. Espero que os autores sejam bonzinhos escrevam logo o livro dois!


Como eu disse, apenas dois livros, mas que super valeram a pena. Fica aqui a dica.Um super abraço aos meus dialéticos e um ótimo fim de semana! 


<3 






Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. A menina que não sabia ler mexe comigo de um jeito surreal, é tão doloroso acompanhar o sofrimento das mulheres na clínica, as vezes eu pausava a leitura por achar forte demais, mas adorei o livro (e sua resenha) aguardo ansiosamente pelo terceiro.

    ResponderExcluir
  2. Foram ótimas leituras!! A menina que não sabia ler eu quero ler em breve, já está na minha lista a muito tempo. Este outro eu não conhecia mas fiquei curiosa com a história. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Foram ótimas leituras!! A menina que não sabia ler eu quero ler em breve, já está na minha lista a muito tempo. Este outro eu não conhecia mas fiquei curiosa com a história. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas leituras...o Livro Ailla e o Luferino também me impressionou muitoo. Tenho curiosidade de ler A Menina que não sabia ler. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ooi, Ilau! Conhecia os dois livros, e em relação ao título do primeiro: acho um grande erro traduzir de forma errada o título de um livro, porque querendo ou não, o título pode ter relação com o enredo, aí a gente fica confusa por causa da tradução errada, etc.
    O segundo livro eu acho bem interessante! Tenho vontade de ler um dia =D
    Gostei das resenhas!
    Beeijos
    {www.thoughtsandadventures.com.br}

    ResponderExcluir
  6. Olá, Como vai?
    Gostei da Proposta Combo: Book Haul + Resenhas, achei inovador.
    Não conhecia os livros citados, mas se não me recordo muito bem, já ouvi falar nesse primeiro livro ai. Ainda não sei se leria os livros pelo simples fato de não terem me agradado tanto, por mais que sua resenha tenha sido bem explicativa para mim, os livros não me agradaram, mas quem sabe numa oportunidade próxima.

    Gabriel | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  7. Eu o primeiro A menina... e adorei. Esse segundo eu nem tenho ainda, mas tenho curiosidade pra ler também. O outro livro, eu nunca ouvi falar, mas fiquei bem curiosa pra ler e achei a capa bem bacana também.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    A minha vida também é uma correria, não sei como consigo fazer tanta coisa. O bom que suas leituras foram agradaveis e você ficou satisfeita.
    Ainda não li nenhum dos dois, mas vejo sempre bons comentários sobre o livro A Menina que não sabia ler e já se encontra na minha lista.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que esse livro era continuação de outro! E achei super interessante a ideia do leitor não saber que Jane era Florence (agora eu sei, spoiler tsctsc kkk)! O autor foi super inteligente nesse enredo e com certeza eu vou tentar ler.
    Quanto ao segundo livro: é um gênero que não me atrai muito, mas eu curti a ideia do autor de convidar vc por direct. Acho que vou lá também, perguntar se quer ler os meus hahaha.
    Boa sorte com a volta as aulas!
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  10. A menina que não sabia ler, preciso muito ler esse livro, e saber qual a experiência da leitura, pois já vi várias resenhas e cada uma foi diferente da outra sobre a opinião do livro. No geral, eu acho que vou gostar muito do livro, a não ser que a escrita do autor não ajude.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Ficamos muito felizes quando aceitou o convite de ler nosso primeiro livro Professora!E estamos verdadeiramente honrados com sua resenha e em ter feito parte do seu universo literário nessas férias.

    ResponderExcluir
  12. Ficamos muito felizes quando aceitou o convite de ler nosso primeiro livro Professora!E estamos verdadeiramente honrados com sua resenha e em ter feito parte do seu universo literário nessas férias.

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Muito bom!!
    Eu já li A menina que não sabia ler 2 e também senti falta do Gayles.
    Não sabia que teria o livro 3, vou olhar. Não quero perder rs.

    bjs
    Fernanda Yano
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi;
    Eu já quase comprei a menina que não sabia ler umas 3 vezes..
    rsrsrsr.
    abraços.

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de ler A menina que não sabia ler!
    O importante não é a quantidade de leituras e sim a qualidade né?! Que bom que você aproveitou os dois!
    Adorei as resenhas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Olá linda,
    ótimas leituras, mas me decepcionei demais com o segundo volume de A Menina que não sabia ler, porque o enredo é muito monótomo e vazio em preencher as lacunas do anterior. Espero que o terceiro seja melhor.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi.... Dois livros para uma professora, no início do ano? Ah isso é até muita coisa... Acredite, eu sei.... Também sou professora...
    Amei tuas escolhas.... Muito legais mesmo

    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Oiee, li A Menina que não sabia ler há tempos e não sabia que haveria uma continuação. Agora fiquei inquita e quero conhecer o destino dessa menina que me deixou assombrada com o primeiro livro

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©