Janeiro foi um mês super longo, que eu havia reservado para leituras mais longas ainda, porém, não foi bem como esperado. Li apenas os três livros da foto abaixo.
O primeiro livro lido foi o segundo da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Seu nome é O Restaurante no Fim do Universo, escrito por Douglas Adams.
Sinopse:

Resenha:
O livro O Restaurante do Fim do
Universo, adepto de vários fãs, dá continuidade a uma série de
sátiras e sarcasmo que é iniciada no livro anterior, O Guia do Mochileiro das Galáxias. O escritor Douglas Adam vai além do imaginável para criar histórias que podem ser encontradas apenas nessa série do Guia. Arthur Dent e Ford Perfect, ainda viajando no Coração de Ouro (uma nave espacial movida com um Gerador de Improbabilidade Infinita), chegam ao já esperado restaurante localizado no fim do universo. Logo de cara: o bife que lhe foi servido, lhe implora para para ser consumido. Bem anormal, não?
Apesar de todo inimaginável que acontece na obra, a mesma aborda de forma diferente, críticas a respeito da sociedade em que vivemos, principalmente da política e de como todos levamos a sério (ou não) a nossa existência. No entanto, cabe esclarecer que o livro não o tempo todo sarcástico ou engraçado. Em determinados momentos a história fica massante e cansativa, tendo como "salvador" do tédio, o androide Marvin, que um personagem meio depressivo, mesmo assim se torna divertido com suas estilosas frases de efeito.
Eu já tinha muita curiosidade sobre esse livro, principalmente após ler o primeiro da série e também após escutar críticas positivas sobre ele, sendo considerado super divertido,e engraçado e tal. Porém, não nego que fiquei frustrada ao lê-lo. Apesar da ideia de crítica social subentendida, achei o livro bastante cansativo e houveram diversos momentos em que eu me perdi história. Ainda assim, pretendo saber o que me reserva no livro três, uma vez que adquiri toda a série há alguns meses mas ainda não a lí completamente.
O segundo livro que li em Janeiro foi A Verdadeira Bela, escrito por Li Mendi. Olha que capa encantadora!
Sinopse:

Resenha:
Com estilo de filme de comédia romântica, Li Mendi nos apresenta a Fernando e Nicole e nos faz ficar tão curiosos com o desenvolver do romance que não dá para parar de lê-lo. Como a história se passa No Rio de Janeiro, fica fácil para muitos leitores imaginarem a presença dos personagens passando pela Tijuca (bem, nunca fui ao Rio, mas quem já foi e também já leu esse livro deve imaginar sim, risos). Tudo começa quando Nicole está a caminho de sua entrevista de emprego, o dia considerado como "o melhor de sua vida". Durante o almoço Nicole dá o azar (ou sorte?) de se embarrar com Fernando, sujando toda a sua camisa. É exatamente aí que o leitor não consegue mais largar o livro. Nicole tenta de alguma forma se redimir por sujar o coitado (e lindíssimo) homem que aparentava estar indo ao trabalho. Fernando, simpático como sempre deixa a moça da forma mais confortável possível, apesar do incidente. Ambos se dirigem a uma loja, na qual Fernando pretende comprar uma camisa nova, para desespero de Nicole que pensa que ela que teria que pagar pela camisa, o que logo é esclarecido para alegria da jovem.
A narração é feita pelos próprios personagens, começa com a Nicole, em seguida o Fernando, volta para a Nicole e assim vai, havendo momentos em que há repetição da narração pelos mesmos personagens. Estão sempre descrevendo a mesma situação mas com pontos de vista próprios, o que nos mostra a personalidade de cada um. Ela: jovem, alegre, se mete em muitas confusões mas sempre consegue se livrar delas com muita história engraçada para contar. Ele: tem um problema sério com baixa auto-estima em relação a sua beleza principalmente, ainda que seja gato, forte, rico e pais de três crianças super fofas (trigêmeos).
O livro é repleto de surpresas, e vale a pena avançar nas páginas sem perder nenhum detalhe. A Nicole passa por cada situação constrangedora e engraçada, que é impossível não cair em gargalhadas. Mas prefiro deixar que vocês mesmos descubram: A Nicole conseguiu o emprego? Fernando resolveu o problema da camisa? Os filhos do Fernando aparecem na história? E afinal, como e quando esse romance acontece de verdade?
Eu não curto muito livros que são reescritas de contos famosos ou
histórias infantis em versão adulta, como está super super na moda
atualmente e pensei que fosse o caso desse livro, felizmente me
enganei. Ele de fato faz referência a história da Bela e a Fera, mas não distorce a mesma, nem a copia em nenhum aspecto, se não no fato de haver o romance. Fiquei tão empolgada com o livro, que enquanto escrevia a resenha estava segurando os dados para não liberar spoiler. Sorry pelos poucos que acabei não segurando. E sim, estou torcendo para que esse livro vire um filme de comédia romântica!
É um livro curto (159 páginas) e tão gostoso de ler que no máximo dois dias é possível finaliza-lo, depende da leitura mesmo. No meu caso, virei a noite lendo e não me arrependo. Esse livro eu adquiri através do instagram (@autoralimendi) da escritora, que divulgou um preço maravilhoso e frete grátis. Claro que eu não podia perder a oportunidade né? Aproveitei e comprei 2 unidades a mais para presentar duas amigas do coração, que também amaram o livro. A autora foi super atenciosa, enviou os livros autografados e tirou todas a dúvida por email. Fico encantada com autores atenciosos como ela.
O terceiro e último livro lido em janeiro foi Vidas provisórias, de Edney Silvestre. É um livro bem interessante, que aborda situações consideradas rotineiras na época da Ditadura Militar aqui no Brasil.
Sinopse:
Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara
compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda
de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso
normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em
1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e
abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e
depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país
para trás em 1991 - durante o governo Collor -, fugindo de um rastro de
violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal.
Na
Suécia, Paulo se apaixona por Anna, militante da Anistia Internacional,
com quem forma uma família. Mas é perseguido pelas lembranças dos
sofrimentos que viveu e por uma sombra em seu passado. Nos Estados
Unidos, Barbara, ainda adolescente, sobrevive de faxinas e serviços de
manicure, abandonando seus sonhos de entrar para a universidade e
conhecer o mundo. Sem falar inglês, sob o medo constante de ser
desmascarada, ela convive com uma rede de prostitutas brasileiras e
esconde uma paixão impossível. Satisfaz-se em ser mais um rosto anônimo e
estrangeiro na multidão, sem se integrar ao país que escolheu habitar.
Em seu terceiro romance, Edney Silvestre cria um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. O autor se vale, com sensibilidade, de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.
Em seu terceiro romance, Edney Silvestre cria um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. O autor se vale, com sensibilidade, de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.
Abraços, Ilau.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é cansativo mesmo :( mas acredito que todo mundo precise ler ele.. :/
ResponderExcluirA Verdadeira Bela parece ser um livro bem legal, ainda mais explorando o conto de fadas, vou procurar ele para ler.
Esse último livro que mencionou eu nunca ouvi falar dele
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Helana,
ExcluirA verdadeira Bela é super divertido, você vai amar a leitura.
Obrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
Dos três, só conhecia A Verdadeira Bela, sempre achei a capa muito fofa...
ResponderExcluirOs outros dois não parecem fazer muito o meu tipo!
Beijo
http://conchegodasletras.blogspot.com.br/
Oi Bruna, a capa é bem fofinha mesmo, e a história bem divertida.
ExcluirObrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
Oiee
ResponderExcluirMeu janeiro não foi muito produtivo.
Dos três, eu gostaria de ler Vidas Provisórias parece ser bem interessante e eu gosto da temática. Vou aguardar sua resenha.
Já ouvi mesmo falar que o Guia do Mochileiro das Galáxias era cansativo.
Bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Oi Fernanda,
ExcluirVidas provisórias é um livro muito bom. Já fiz a resenha dele, dá uma olhadinha depois.
Obrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
Oi,
ResponderExcluirDá sua lista já tentei ler a série do "O Mochileiro das Galaxias", mas acabei abandonando por ser extremamente cansativo. Sou louca para ler "Vidas Provisórias", mas ainda não tive oportunidade.
Bjs!
Fadas Literárias
Oi Iris, a primeira vez que tentei ler o livro 1 do Guia, acabei abandonando e retornei a leitura meses depois.
ExcluirVidas provisórias já tem resenha aqui no blog. Dá uma conferid depois.
Obrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
A capa desse terceiro livro sempre me chamou a atenção, desde que vi pela primeira vez.
ResponderExcluirO Guia dos Mochileiros é uma sério que tenho vontade de ler viu. Quem sabe ano que vem eu leia.
parado-na-estante.blogspot.com.br
Oii,
ExcluirJá tem resenha de Vidas Provisorias aqui no blog. Dá uma conferida depois.
Há quem goste do Guia, eu particularmente não gostei mas vale a pena conferir.
Obrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
Oi Ilau. Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia nenhum dos livros citados na sua Book Haul. Mas a resenhas despertou um interesse para conhecer eles.
Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/
Oi Kênia, que bom que minha resenha influenciou.
ExcluirObrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!
Oi!! Eu já li A verdadeira Bela da Li Mendi..
ResponderExcluirGosto muito da autora, acho ela um amor..
Sobre o livro, eu li em uma noite só.. rsrsrs
bjs
Não li nada em janeiro e fevereiro está indo pelo mesmo caminho!! HAHA
ResponderExcluirMas preciso terminar um que comecei há tempos, vou tentar finalizar até semana que vem!! rsrs
Beijos, Thay Rocha
www.leitoranamoda.wordpress.com
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não li nenhum dos livros indicados, e fiquei interessada no segundo. Devido a trama, ao romance, e ser uma leitura bem rápida, é uma história que estou precisando no momento \o/
Bjks!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTenho vontade de ler O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas ainda não tive a chance, que pena que você achou ele cansativo.
Ainda não conhecia A verdadeira Bela, mas o livro parece ser ótimo.
E o livro Vidas provisórias parece ser ótimo, quero ler ele.
http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/
Foram só três, mas excelentes livros, e isso é o mais importante. Já muitas pessoas trazendo críticas negativas aos livros do Douglas Adams, e outras tantas falando maravilhas. Eu, particularmente, tenho muita vontade de ler para tirar as minhas próprias conclusões. Não conhecia o livro Vidas provisórias, mas fiquei muito interessada.
ResponderExcluirTatiana
Oi Tatiana, eu não gostei do Guia, mas há quem goste. vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.
ExcluirJ´tem resenha do Vidas Provisórias. Da uma conferida depois.
Oi, ainda não li nenhum dos livros citados, mas todos me chamaram muito a atenção ainda mais A Verdadeira Bela, ele está na minha liste de leituras a algum tempo mas sempre me enrolo pra ler.
ResponderExcluirAdorei o seu Book Haul com resenha.
Beijos
Oi Suenem, você amar a verdadeira bela, ele é bem divertido.
ExcluirObrigada por comentar e volte sempre!Super beijo!