quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Setembro Amarelo #PrevençãoAoSuicídio





Nesse mês de setembro deu-se início a uma campanha chamada Setembro Amarelo.

Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. ( http://www.setembroamarelo.org.br/ )

Essa campanha objetiva alertar as pessoas em relação a algo tão real, mas que pouco se fala. Na maioria das vezes o suicídio é resultado de uma doença chamada depressão, geralmente causada por problemas familiares, financeiros, dentre ouros. A campanha destaca o fato de que "Falar é a melhor solução", para conscientizar que as pessoas sejam mais ouvintes àqueles que precisam falar, o que é de grande ajuda e até mesmo cura para o que leva ao suicídio.

Mais cedo eu estava escutando Legião Urbana, e me atentei a música Pais e Filhos, que eu já conhecia, mas que hoje relacionei com a essa campanha de setembro.
"Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender" - Pais e filhos, Legião Urbana.
A maioria das pessoas conhecem essa música, consideram-na linda, mas não observam a letra e o assunto que a engloba, onde a mesma narra um suicídio. A sua melodia, seu refrão são lindos... Mas a história não é nada bonita. Renato Russo, Dado Vila Lobos e Marcelo Bonfá (compositores) em sua canção fazem perguntas banais como o motivo do céu ser azul ou a qual grande fúria do mundo, mas também chamam a atenção para pais desatentos, onde desentendimentos entre eles e sua filha, resultam na morte da jovem. O tão famoso refrão "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" está fazendo um apelo para que sejamos atentos aos que nos rodeiam. Sejamos mais amigos, mais amáveis. Todos passam por problemas, uns conseguem sair deles sem grandes sequelas, enquanto outros precisam de ajuda para não cometer atos tristes como o suicídio.

Empatia é a palavra certa para usar agora. Tenha empatia. Ajude o próximo. Escute, abrace. Esse próximo não precisa ser alguém conhecido ou tão próximo assim, só precisa ser alguém. Se atente a frases de tristeza, desânimo, sinais de depressão. Suicídio não é nada bonito. Não é escolha, como muitos pensam, é a tentativa de fugir da dor, não de perder a vida.

Conversar, ajuda e muito, a pessoas que estão deprimidas. O ato de escutar, faz com que estejamos ajudando alguém necessitado. Escutar e ser ético, não comentar por aí o que foi falado. Diante disso me disponibilizo a ouvir. Se você precisar, comenta lá em baixo, só diz "preciso falar", deixa uma forma de contato (email, telefone, whatsapp, facebook, instagram...) e eu vou te procurar.


Para mais informações sobre a campanha clique em http://www.setembroamarelo.org.br/


#SetembroAmarelo #Empatia #NãoAoSuicídio #PrevençãoAoSuicídio

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu post, eu estava pensando ontem em colocar algo sobre no ig ou blog.
    Interessante a relação a música, gostei muito!!! Também estou disponível para ouvir, só me chamar.
    One

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©