sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

 

 

 

 

 

 

Desleituras em Série




O II Colóquio Desleituras, a ser realizado entre os dias 17 e 19 de maio de 2017, no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jacobina, traz como tema “Desescritas E Desleituras Contemporâneas” com o intuito de compreender de que maneira as textualidades contemporâneas (produzidas, circuladas e recebidas a partir de outros suportes/materialidades, particularmente mediados pelas novas tecnologias) tem posto em xeque a função do autor e, logo, o papel do leitor, assim como o conceito de obra, além de trazer à cena outros atores como o tradutor e o editor.
Para tanto, o evento se estruturará a partir de uma conferência de abertura, dia 17/05, as 19h30, proferida pelo Prof. Dr. e tradutor Prof. Dr. Caetano Waldrigues Galindo tendo como tema “Lendo, revendo, vendendo Ulysses” e três mesas redondas, a saber: 17/05, as 14hs, “A tradução e o tradutor nas práticas de escrita e leitura contemporâneas: língua, identidade e cultura no jogo do texto”, 18/05, as 14hs, a mesa “Práticas de leitura na contemporaneidade” e dia 19/05 a mesa “As materialidades do texto na contemporaneidade: deslendo os conceitos de autor, leitor, editor(a) e obra”, além das sessões de simpósio, oficinas e minicursos.
Para sua realização, agradecemos a todos os nossos convidados, que gentilmente aceitaram compartilhar conosco de seus saberes e desleituras, bem como à Pró-Reitoria de Extensão da UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (PROEX) e ao Departamento de Ciências Humanas de Jacobina, pelo apoio e financiamento que tornaram possível mantermos o evento gratuito. Ademais, o evento não cumpriria sua proposta dialógica sem apoio de nossos parceiros, a PUC Minas, representada pelas pesquisadoras doutoras Jane Quintiliano Guimarães Silva e Márcia Marques de Morais, a Universidade Federal do Ceará, representada pela professora doutora Ana Maria César Pompeu, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), representada pela professor doutor Nabil Araújo.
Agradecemos, ainda, aos nossos grupos parceiros da UNEB CAMPUS IV, particularmente aos seus coordenadores, que juntamente conosco toparam essa ideia, a saber, o CULT-VI, representado pela professora Patrícia Vilela; o DIFEBA, representado pela professora Ana Lúcia Gomes; e Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor, representado pela professora Denise Dias de Carvalho Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©